terça-feira, 16 de agosto de 2011

Fifa ou PES qual o melhor em 2011?


A batalha pelo título de melhor jogo de futebol virtual. FIFA 11 e Pro Evolution Soccer 2011, o Game Generation testou ambos títulos e analisou cada quesito para determinar qual é o melhor jogo de futebol do ano. Confiram o review comparativo a seguir e tirem suas próprias conclusões.
A apresentação será avaliada considerando os seguintes pontos: modos de jogo, apresentação e fluidez dos menus e conteúdo. Seguindo este conceito, vemos apenas alguns detalhes que dão vantagem ao FIFA para ganhar neste quesito. Ambos jogos possuem um bom modo carreira e torneios/ ligas consistentes, porém a introdução do novíssimo “Be a Goalkeeper”, que coloca o jogador na pele de um goleiro, é um ponto a favor para a franquia da EA Sports. Além disso, FIFA oferece também o modo Ultimate Team gratuito e um modo manager mais detalhado que o do rival. Todavia, não podemos desconsiderar que os menus de Pro Evolution Soccer 2011 fluem com mais naturalidade e também a presença da Copa Libertadores da América totalmente licenciada jogam a favor da franquia da Konami, mas no conjunto da obra, FIFA leva vantagem por apresentar mais conteúdo e mais variedade de modos de jogo.
Vencedor: FIFA 11
Por possuir uma maior variedade de modos de jogo e com um conteúdo mais robusto (mais licenças, estádios, times, etc)
Em anos anteriores, Pro Evolution Soccer reinava absoluto no quesito Gráficos. Com texturas mais nítidas e efeitos de luz mais próximos da realidade, a série sempre deixou pra trás seu rival que utilizava muitos efeitos “cartoon” e cores muito artificiais. Este ano, a EA Sports parece ter se empenhado um pouco mais pra trazer um jogo com gráficos mais próximos da realidade. Tanto a feição dos jogadores, quanto a palheta de cores utilizada são mais próximas da naturalidade e eliminam aquele efeito cartoon das versões anteriores. Com relação a Pro Evolution Soccer 2011, a Konami continua impecável na seleção das cores e na utilização dos efeitos de luz. Sendo assim, decretamos um empate técnico neste quesito, já que ambos apresentam bons gráficos com pequenas falhas de textura do gramado e detalhes da torcida.
Vencedor: Empate técnico
Ambos possuem gráficos de boa qualidade, mas pecam em pequenos detalhes de textura, da torcida e do campo que em determinados ângulos parece um grande tapete verde.
Pelo menos aqui no Brasil, o som foi um dos pontos determinante para definir qual jogo comprar. A presença de Sílvio Luiz e  de Mauro Beting geraram uma grande expectativa por parte dos brasileiros, que ficaram carentes de narrações em nosso idioma desde 2009, quando FIFA 09 trouxe a presença de Nivaldo Pietro e de Paulo Vinícius Coelho. Após o lançamento do jogo, podemos dizer que a narração é hilária, pois apresenta os famosos bordões do folclórico narrador brasileiro. Ponto positivo para a Konami, que se empenhou em trazer um conteúdo tupiniquim para a franquia e ponto negativo para a EA Sports, que cancelou a narração em português até mesmo para a versão em PC.
Além da narração, há a questão da trilha sonora dos menus, que por sinal pode ser substituída por suas músicas favoritas (custom soundtrack em ambos), que vai ser considerada melhor ou pior em cada título dependendo do gosto. Neste ponto, um empate técnico seria o mais justo.
Vencedor: Pro Evolution Soccer 2011
Além do custom soundtrack, a presença do narrador brasileiro Sílvio Luiz e do comentarista Mauro Beting são um show a parte.
Talvez o principal ponto a ser levado em consideração para definir qual título comprar. Analisando apenas as possibilidades de combinação de comandos, mapeamento dos controles e fluidez dos movimentos dos jogadores, julgamos como vencedor FIFA 11. Apesar dos esforços da Konami para trazer uma jogabilidade mais livre e solta em Pro Evolution Soccer 2011, sentimos ainda a falta de alguns aspectos que poderiam melhorar ainda mais a experiência de jogo. A troca de direção do movimento dos jogadores continua muito “quadrada”, além disso as brigas pela disputa de espaço exigem uma combinação de comandos para que o jogador tenha o controle total do jogador. Outro ponto a ser considerado é a execução dos dribles, que exige mais habilidade em FIFA 11 do que em Pro Evolution Soccer 2011, que utiliza um sistema mais simples de mapear os dribles em botões de mais fácil acesso.
Vencedor: FIFA 11
Pela complexidade dosada que torna a experiência mais próxima da realidade.
O modo online durante muito tempo foi o trunfo de FIFA sobre Pro Evolution Soccer. Este ano,  a introdução da Master League online, que simula o consagrado modo Master League com a comunidade, vem para somar pontos importantes na disputa com FIFA. Além disso, problemas de conexão presentes em outros anos foram minimizados, ao passo que em FIFA 11, bugs e mais bugs vêm atormentando os fãs da franquia. Sendo assim, Pro Evolution Soccer 2011 é o vencedor no quesito online.
Vencedor: Pro Evolution Soccer 2011
Com o novíssimo modo Master League Online e um consistente sistema de disputa de partidas, Pro Evolution Soccer 2011 levou vantagem até mesmo pelos diversos problemas que o título da EA vêm sofrendo desde seu lançamento.
Este ano a disputa foi bem acirrada, com ambos títulos sendo vencedores em dois quesitos cada. A grande sacada está em identificar qual seu estilo favorito, sendo que Pro Evolution Soccer 2011 primará mais pela simplicidade dos comandos e um belo modo online (Master League Online). Já FIFA 11, aposta no conteúdo oferecido aos seus fãs, com muitos modos de jogo e o Ultimate Team gratuito. Seja qual for sua escolha, acesso nosso fórum e se inscreva nos tópicos relacionados a FIFA 11 e Pro Evolution Soccer 2011 para disputar com outros usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário